Produtor uruguaio emplaca hits de Gusttavo Lima e Eduardo Costa

Um sotaque uruguaio tem dado o ritmo à música brasileira. São pelas mãos do compositor e produtor musical Augusto Cabrera, nascido em Montevidéu (URU), que passaram alguns dos principais sucessos lançados no mercado nacional nos últimos anos. Dos seis anos se dedicando unicamente à produção musical no Brasil, quase dois deles foram com produções suas em primeiro lugar entre as mais tocadas no país. Não à toa Cabrera tem sido apontado como um dos melhores produtores musicais em atuação e tem atraído artistas internacionais.

Com a experiência dos mais de 30 anos envolvidos na música _como cantor, compositor e produtor, recentemente Cabrera também passou a empresariar nomes em ascensão na música, levando para a carreira do artista toda a sua bagagem nos bastidores e sob os holofotes de palcos mundiais.

Já são mais de 69 semanas com alguma de suas produções no topo das paradas brasileiras. Se analisar o pódio das músicas mais tocadas, essa conta chega a quase dois anos. Em 2017 chegou a ter canções ocupando os três primeiros lugares do ranking no Rio de Janeiro _ uma das praças musicais mais fechadas do mercado brasileiro.

Nesse mesmo ano, com a música “Loka”, interpretada pela dupla feminina Simone & Simaria e participação de Anitta, o produtor uruguaio conquistou o feito de ter a música mais ouvida do ano nas rádios nacionais, ultrapassando o megahit mundial “Despacito”, e somando mais de meio bilhão de visualizações no Youtube. O clipe feminino mais assistido da história do Youtube.

As mais de 60 produções exclusivas já lhe renderam mais de 1 bilhão de visualizações no canal de vídeos. Entre umas das mais recentes estão “Eu Vou te Buscar”, do cantor Gusttavo Lima e participação do rapper Hungria _que é um dos cinco clipes principais da carreira do astro sertanejo com mais de 110 milhões de acessos_ e “Sapequinha”, que se aproxima dos 100 milhões de views, sendo o mais visto da trajetória do sertanejo Eduardo Costa.

Todas elas têm em comum não só a assinatura de Cabrera na produção – algumas também na composição – mas também um “quê” a mais de seus arranjos, sempre ousados e utilizando ao máximo as misturas musicais. Cabrera tem sido conhecido por transformar músicas em hits.

Não é fórmula, mas sim a essência do sucesso. Sua assinatura musical é justamente descobrir com o artista tudo o que envolve determinada obra. Nenhuma música sai como a outra. O que Cabrera busca é dar a cada música a identidade dela. “Tudo conta para produzir uma música. O visual, o momento do artista, qual o objetivo dela na carreira dele. Não podemos tratar uma música isolada, mas o que ela vai acrescentar ao projeto dele e com isso como achar o diferencial”, define.

Está aí a explicação para todo single produzido por Augusto Cabrera ser uma “tacada certeira”, como ele mesmo descreve. Foi assim com “Anjo Protetor”, faixa que compôs e produziu para o artista sertanejo Eduardo Costa. O cantor precisava de uma música para alavancar a carreira, que até então era conhecida mais regionalmente. O resultado foi 30 semanas em primeiro lugar e um divisor de águas tanto na carreira do mineiro quanto de Cabrera.

Produtor versátil, consegue passear por diversos gêneros musicais. Hoje conhecido principalmente por ter ficado mais de um ano em primeiro lugar com hits sertanejos, já trabalhou com rock, pop, além de música clássica, tango e claro suas familiares bachata e cumbia, entre outros ritmos.

A ousadia e autenticidade musical do latino tem atraído artistas que buscam canções que saem do óbvio e que tocam o público. Característica que tem cada vez mais também atraído artistas de outras nacionalidades. “Vim de um país pequeno. Sabia que para conquistar tudo o que eu sonhava, precisava crescer profissionalmente fora do Uruguai. Encontrei no Brasil a diversidade musical que precisava para isso”, conta o uruguaio.

PRODUÇÕES MUSICAIS E COMPOSIÇÕES BY CABRERA
LANÇAMENTOS RECENTES:

Por Covardia Minha (Gusttavo Lima)
Composição
Outubro 2018

Balancinho (Claudia Leitte)
Composição e Produção Musical
Novembro 2018

Embolou (Rodrigo Marim)
Composição e Produção Musical
Novembro 2018

PRINCIPAIS TRABALHOS:
Eres Todos los Extremos (Zezé Di Camargo e Luciano)
Composição e produção musical
Maio 2010
Estreia na música brasileira
Parte do álbum “Double Face”, ganhador do Grammy Latino, foi gravada na versão original (espanhol) pelo cantor sertanejo

Anjo Protetor (Eduardo Costa)
Composição e Produção musical
Outubro 2012
Divisor de águas na carreira do sertanejo, a música ficou 30 semanas entre o primeiro Lugar e o top 3 das rádios de todo o Brasil. Acumula mais de 27 milhões de visualizações e contou com a confiança do artista no produtor que a partir dali passou a mudar os rumos da carreira do artista.

Sapequinha (Eduardo Costa)
Composição e Produção musical
Julho de 2015
Alcançou o 1º lugar no conceituado ranking da Billboard Brasil e foi a faixa de estreia do álbum Vivendo e Aprendendo”. O single liderou por 20 semanas consecutivas o primeiro lugar; Marca nunca alcançada pelo artista. No Youtube já alcançou 97 milhões de visualizações e é a música com mais reproduções no clipe da carreira do cantor.

Loka (Simone & Simaria feat. Anitta)
Produção musical
Janeiro 2017
A música foi a mais tocada nas rádios no ano de 2017, segundo dados da empresa Connectmix, e teve 773.242 execuções durante o ano, inclusive ficando à frente do hit mundial “Despacito” no Brasil todo. Ganhou o badalado Prêmio Multishow de 2017 em uma das categorias mais disputadas, Mùsica Chiclete. Ficou 6 meses entre as mais tocadas do ano O vídeo se tornou o clipe feminino brasileiro mais acessado na história do YouTube, com mais de meio bilhão de visualizações. Chega a 600 milhões views e foi a única música na carreira das cantoras que levou a essa quantidade de views no youtube assim como na carreira cantora Anitta, brasileira de reconhecimento internacional.

Baldin de Gelo (Claudia Leitte)
Composição e Produção musical
Agosto 2017
O single ultrapassou a fronteira e ganhou a América Latina. Duas semanas após entrar na parada viral do Spotify no Paraguai, a música também entrou no ranking do Uruguai. “Baldin de Gelo” acumula mais de seis milhões de streams no Spotify. O clipe da música é o mais visto no canal da artista, somando mais de 30 milhões de visualizações no Youtube.

Eu Vou Te Buscar (Gusttavo Lima feat Hungria)
Produção musical
Setembro 2017
Ultrapassa 110 milhões de visualizações no Youtube e está entre os 5 clipes mais assistidos da carreira do cantor. A faixa foi a mais executada nas rádios de todo o país por 14 semanas consecutivas e no Spotify já tem mais de 8 milhões de streams.

Fonte: Divulgação - Conceito Sertanejo

Foto: Divulgação - Conceito Sertanejo

Data: 29/11/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System