36ª Festa Pomerana chega ao fim com comemoração em Pomerode

Foram 13 dias de alegria, diversão e muita cultura. A 36ª Festa Pomerana terminou nesta segunda-feira (21/1), data em que Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, comemorou 60 anos de emancipação político-administrativa. A entrada no último dia de festa foi de graça e, após o último desfile, o público acompanhou o tradicional show de fogos pelo aniversário do município. De 9 a 21 de janeiro, mais de 78 mil visitantes passaram pelo parque de eventos municipal e consumiram 131.985 copos de chope.

Para Ivone Lemke, diretora executiva da Fundação Cultural de Pomerode, o saldo da festa foi positivo. "Tivemos um período de intenso calor ao longo dos 13 dias de evento, mas, ainda assim, o público compareceu e tivemos uma festa muito bonita e tranquila, que se encerrou com grande programação pensada para prestigiar o pomerodense. Fica a alegria e a satisfação da realização de mais uma edição desta festa que encanta e envolve a todos que amam as manifestações culturais da cidade de Pomerode", coloca.

O tradicional desfile pelas ruas da cidade foi especialmente organizado para comemorar os 60 anos de histórias e tradições do município. Ao longo da festa, foram 10 desfiles que a cada dia trouxeram mais de 40 alegorias, divididas em quatro blocos. As atrações culturais, de modo geral, foram muito prestigiadas na programação e, neste ano, o Encontro dos Tocadores de Bandoneon se tornou internacional, trazendo a participação de um grupo vindo da cidade de Eibenstock, na Alemanha. Ao todo, 87 músicos, entre também representantes de diversas cidades catarinenses, integraram o encontro que aconteceu no sábado (19/1).  No domingo (20/1), por sua vez, foi dia do Encontro de Tocadores de Teufelsgeige, ou "Violino do Diabo", que reuniu 20 tocadores de toda região, que apresentaram orgulhosos os instrumentos que eles mesmos produziram. Já no Encontro Nacional de Grupos Folclóricos, realizado no primeiro sábado da festa (12/1), estiveram 426 dançarinos de 20 diferentes grupos, representando danças tradicionais presentes na cultura de várias cidades de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo.

As famosas competições típicas da Festa Pomerana mais uma vez aguçaram o espírito competitivo e de brincadeira dos visitantes. Por fim, na tradicional prova do serrador, sagrou-se grande vencedora a dupla Charles Teske e Leonardo Teske, de Pomerode, com tempo de 14'33'', no masculino; e Marcia Voigt e Mariana Gaulke, também de Pomerode, com tempo de 28'87'', no feminino. No Lenhador, Horst Teske, de Pomerode, renovou o título de campeão absoluto da categoria, completando a tarefa em 1min01'96''. No chope em metro, Tatiane Choinacki, de Blumenau, levou o troféu no feminino, com tempo de 17'87''; enquanto Eduardo Behling, de Pomerode, venceu no masculino com 19'87''. Por fim, na competição do Alles Wurst - É tudo linguiça, venceu Almir Rahn, no masculino, com tempo de 27'76''; e Marlene Alves, no feminino, com tempo de 39'53''.

Junto à celebração da cultura brasileira de origem alemã, por meio da dança, música, competições e farta gastronomia, a 36ª edição trouxe novidades. Foram servidas variedades de chope artesanal de quatro cervejarias regionais e mais de 20 pontos de alimentação estiveram à disposição do público. Inclusive, houve espaço com oferta de cardápio inclusivo para pessoas com dietas restritivas, com pratos típicos sem glúten e sem lactose, além de ambiente especial com drinks festivos para agradar ao público que não toma chope. As tradicionais cucas assadas no forno à lenha continuaram a fazer sucesso: foram vendidas 2.960 unidades durante os 13 dias de festa.

Também as redes sociais estiveram ainda mais presentes na 36ª Festa Pomerana, com a participação dos embaixadores Maira Lemke, 25 anos, e Celso Castellen, 40 anos, que formaram a dupla “Os Festapomeranos”. Diariamente, os dois mostraram os bastidores e curiosidades da festa em tempo real no Instagram e também por meio de 13 divertidos vídeos temáticos que podem ser acessados nos canais oficiais do evento.

A 36ª Festa Pomerana é uma realização da Fundação Cultural de Pomerode e Prefeitura Municipal, com apoio de Associação Empresarial de Pomerode, CDL Pomerode e patrocínio de Olho Embutidos e Defumados, Nugali Chocolates, Kyly, Calesita e Cielo.

Fonte: Liliane Machado - Oficina das Palavras

Foto: Divulgação - Daniel Zimmermann

Data: 23/01/2019
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System