Pomerode não registra nenhum foco de dengue há mais de dois anos

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos, podendo apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. O mosquito Aedes aegypti pode transmitir três doenças aqui no sul do Brasil: Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. A principal medida prevenção é eliminar os criadouros do mosquito.

A equipe de agentes epidemiológicos de Pomerode do Programa de Controle da Dengue está diariamente percorrendo o município inspecionando as 131 armadilhas e os 34 pontos estratégicos para ver e detectar a presença do mosquito transmissor e, caso positivo, seguir os protocolos do Ministério da Saúde efetuando bloqueio para evitar sua proliferação. Para melhorar esse monitoramento, durante o mês de janeiro, foram adquiridas duas motocicletas modelo Honda Bros 160. 
Nos últimos dois anos não houve nenhum foco do mosquito em nossa cidade, mas, a população deve continuar em alerta pois em municípios vizinhos existem focos. Em 2018, o estado de Santa Catarina teve um aumento de 28,4% no número de focos. São 76 cidades consideradas como infestadas. 

O Aedes aegypti é um mosquito com hábitos urbanos e necessita de água parada e limpa para depositar seus ovos. Em especial, sucatas, lixo, pneus e cisternas descobertas são os locais onde acumula água e o mosquito se prolifera. Por isso é necessário evitar o acumulo destes objetos em locais que possam deixar água parada. No verão o problema com a proliferação aumenta pois a velocidade de reprodução aumenta e o calor traz pancadas de chuvas praticamente todos os dias, aumentando o acumulo de água.

Caso esteja com presença de alguns desses sintomas é importante procurar uma unidade de saúde para uma avaliação médica. Para casos de denúncias, ligar para a ouvidoria da Prefeitura através do número 3387-7234.

Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa

Data: 11/02/2019
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System