Vacina contra Febre Amarela está disponível para toda população pomerodense

A febre amarela é um doença infecciosa grave causada por vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (em áreas urbanas) e o Haemagogus (em áreas rurais). O mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou animais com a doença e então desenvolve a doença e passa a transmiti-la para quem ele picar. O nome dá doença vem por causa da amarelidão no corpo causada por ela. Além desta, outros sintomas também são: a febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

O vírus é tropical e mais comum na África e na América do Sul, inclusive no Brasil. Até o momento não há nenhum registro de caso suspeito com humanos no Médio Vale do Itajaí. Mesmo sem casos, o alerta fica ligado à mortes de primatas. Os primatas, como os bugios, não transmitem a doença, mas são os primeiros a ficar doentes com a circulação do vírus. Eles são utilizados como indicador para constatar a presença do vírus. Caso alguém encontre algum macaco morto, acione imediatamente a Vigilância Epidemiológica do município, para que possa ser feita a coleta de material para diagnóstico laboratorial.

A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação. A vacina contra a febre amarela passou a integrar o Calendário Vacinal de Santa Catarina em Julho /2018. Obedecendo a estratégia elaborada pelo Ministério da Saúde, o município de Pomerode vacinou a população rural contra a doença no mês de Setembro/2018. Na ocasião 6.138 doses foram aplicadas. Após a imunização da população rural, a vacina permanece disponível e é recomendada para todas as pessoas com idade entre 09 meses e 59 anos.

A vacina está disponível gratuitamente em todas as Estratégias da Família, de segunda a quinta-feira, no período matutino, das 7h às 11h45min, e na sexta-feira, em período integral, das 7h às 11h45min e das 13h às 15h45min. Quem ainda não se vacinou deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima!
Telefone para contato: Vigilância Epidemiológica de Pomerode: 3387-7623
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte/imagem: Assessoria de Imprensa
Data: 19/02/2019
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System