Fim de semana chuvoso castiga Pomerode

Quem passou na manhã de hoje pela Rodovia João Karsten, a SC-421, que liga Blumenau a Pomerode, com certeza se surpreendeu com a quantidade de deslizamentos de terra e também com a poeira sobre a pista. Segundo a Defesa Civil estadual, foram 85 mm de chuva que caíram sobre Pomerode apenas entre as 16h e 19h do dia 31 de março, sábado. Em outras cidades de Santa Catarina, como Biguaçu, São José e Florianópolis, várias ocorrências de desbarrancamentos e alagamentos de grandes proporções também marcaram o último sábado. A região norte de Blumenau, mais precisamente os bairros Itoupavazinha e Testo Salto, foi uma das mais atingidas pelo temporal. Foram mais de 100 mm de chuva que caíram em apenas três horas sobre a cidade.
 

Em Pomerode, a região de Testo Central foi a mais atingida pelas águas, inclusive com um desbarrancamento que danificou parte de uma residência, às margens da SC-421. O centro da cidade também foi bastante atingido, várias ruas foram inundadas e bastantes residências foram invadidas pela água. Ainda no médio vale, em Doutor Pedrinho, segundo relatório da Polícia Militar, uma árvore caiu sobre a SC-477 na madrugada de domingo, atingindo toda a fiação da rede elétrica e levando à óbito um motociclista que passava pelo local no momento do acidente.

 

O dia de ontem, domingo, foi sem dúvidas marcado como um feriado de Páscoa para contabilizar os prejuízos e limpar o que foi atingido pelas águas. Em Pomerode, máquinas da prefeitura, servidores municipais, Celesc e Samae estão trabalhando para restabelecer serviços, desobstruir vias, remover barreiras e, aos poucos, continuar a vida normal de nossa cidade. Ainda segundo informações da Defesa Civil estadual, do Epagri Ciram em Florianópolis e do AlertaBlu, em Blumenau, não é possível prever com muita antecedência o local exato dos temporais e nem a sua dimensão, uma vez que fenômenos como o do último sábado se tratam de pancadas de chuva isoladas, concentradas e que aconteceram em momentos diferentes por todo o estado. A previsão de chuva, com temporais, ainda está mantida para o começo desta semana, uma vez que o forte calor e o céu carregado facilitam a ocorrência de chuva em grande quantidade, principalmente durante a tarde.

 

Veja abaixo fotos divulgadas em redes sociais que mostram como ficaram alguns locais de Pomerode no sábado durante o temporal.

Data: 02/04/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System