Pomerode sediará treinamento do exército

O coordenador da Defesa Civil de Pomerode, Tenente Lúcio de Bem, participou na semana passada da primeira reunião na Secretaria de Estado da Defesa Civil para organização do grande exercício simulado. O treinamento está sendo organizado pelo Exército Brasileiro, através da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, e pela Defesa Civil de SC.  O evento ocorre entre os dias 14 e 18 de maio, nos municípios de Blumenau, Gaspar, Itajaí e Pomerode, e vai contar com a participação das defesas civis municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e SAMU.

"Temos toda uma estratégia para o simulado que será realizado no Vale do Itajaí principalmente para mostrar toda a evolução do trabalho que as defesas civis municipais, do Estado e também do Governo Federal, através do Ministério da Defesa e Exército tem nos últimos 10 anos", explicou o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Segundo ele, esse trabalho visa mostrar para a sociedade e também para própria equipe como o Estado está organizado para passar por um período crítico que vai desde a emissão de alerta, a fase de assistência humanitária, gestão do próprio desastre e até a reabilitação onde cessa o simulado.

Lúcio de Bem salienta a importância do treinamento, já que Pomerode foi palco, nos últimos anos, de diversos episódios de enchentes e deslizamentos de terra. "É importante que estejamos capacitados para lidar com as mais diversas situações. Na hora de uma ocorrência, é tudo muito rápido. É preciso estar preparado e em alerta. Depois destes quatro dias vamos poder analisar perfeitamente como está nosso planejamento e nosso plano de ação coordenada", completou.

Parte do treinamento será realizada em Pomerode, quando cerca de 300 militares realizarão atividades no município, entre elas, resgate de pessoas ilhadas, deslizamentos, montagem de pontes e resgates em mata. Ao final da operação, no dia 18 de maio, está prevista na sexta feira a entrega do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD).

A reunião realizada na última semana foi estratégica para que as defesas municipais tomassem o conhecimento e aderissem ao simulado. No treinamento ações colocadas em práticas nos municípios serão coordenadas pelas defesas civis municipais. "Vamos botar em prática o plano de ação coordenada e o plano de contingência municipal, em seguida com as ações respectivas do Estado para atuar nos municípios junto com as comunidades afetadas no simulado e ao Governo Federal, no qual o Exército Brasileiro vai participar a exemplo de 2008", finalizou Moratelli.

Data: 04/04/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System