Campanha de vacinação contra gripe começa na semana que vem

Este ano, até 7 de abril, o Brasil contabilizou 286 casos de influenza, comumente conhecida como gripe. Desse total, 117 casos e 16 óbitos foram provocados pelo vírus H1N1, responsável pela pandemia de 2009. Já o H3N2, menos conhecido, registrou, até o momento, 71 casos e 12 mortes no país. Há poucos meses, uma mutação desse mesmo vírus provocou a morte de centenas de pessoas no Hemisfério Norte, sobretudo nos Estados Unidos.

O infectologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, explicou que a principal característica do vírus influenza é sua capacidade de sofrer pequenas mutações e causar epidemias que atingem entre 10% e 15% da população mundial todos os anos. Para o especialista, entretanto, não há motivo para pânico. Às vésperas do início da temporada de inverno no Brasil, ele alertou para a importância da vacinação, sobretudo para os que integram os chamados grupos de risco. "Assim que a campanha começar, as pessoas devem procurar a vacina e se proteger antes da entrada da estação do vírus", explicou.

O Ministério da Saúde informou que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe deve começar na segunda quinzena deste mês. Idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores da área de saúde, professores, detentos, profissionais do sistema prisional e indígenas compõem o público-alvo.

Em Pomerode, a vacina será distribuída a partir de 23 de abril nas unidades de saúde das seguintes localidades: Ribeirão Areia, Ribeirão Clara, Testo Alto, Testo Central, Centro, Testo Rega, Pomerode Fundos e Wunderwald. Além da vacinação contra gripe, haverá também reforço na vacina contra tétano. Segundo Simone Silva, da vigilância epidemiológica de Pomerode, Santa Catarina lidera no país o ranking de pacientes com a doença.

Ouça abaixo uma entrevista de Simone Silva explicando como funcionará a campanha de imunização nas unidades de Pomerode.

Fonte: Lílian Beraldo e Paula Laboissière - Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil

Data: 16/04/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System