Paralisação dos servidores de Blumenau afeta educação e saúde

Os servidores municipais de Blumenau, no Vale do Itajaí, realizam nesta terça-feira (19) uma paralisação para reivindicar aumento salarial. Com isso, o atendimento das áreas de saúde e educação foi parcialmente afetado, com algumas unidades fechadas e equipes paradas. A adesão dos trabalhadores ao ato não foi divulgada até as 8h30.

O Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) afirma que trabalhadores pediram um reajuste de R$ 7 no vale-alimentação, mas a proposta da prefeitura é do aumento de R$ 0,30.

Já com relação aos salários, a prefeitura propôs o aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 1,69%. O índice foi rejeitado pelos trabalhadores em assembleia no dia 7 de junho. A administração municipal ainda disse que só terá condições de pagar o reajuste em 2019.

Os servidores ainda pedem reajuste no piso do magistério, ajuste na hora atividade dos professores, alteração no plano de carreira dos servidores da Estratégia de Saúde de Família, entre outros.

As negociações começaram no final de abril com várias assembleias e mesas de negociação.

Serviços

Conforme balanço preliminar da prefeitura, apurado ainda na segunda-feira (18) com funcionários, a estimativa é que nesta manhã 22 Centros de Educação Infantil (CEIs) estarão fechados, 20 atendem parcialmente e 35 não aderiram à paralisação. Entre as escolas, 11 escolas estarão fechadas, oito parcialmente e 29 seguem abertas.

Na saúde, as 49 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão paradas. Já os sete Ambulatórios Gerais estarão abertos, mas com alguns setores com os trabalhos interrompidos.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/ 

Data: 19/06/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System