Projeto Vida e Saúde em Pomerode apresenta resultados

Nesta quarta-feira, dia 4 de julho, a Câmara de Vereadores de Pomerode vai sediar a apresentação dos resultados do “Projeto Vida e Saúde em Pomerode”. A cerimônia vai reunir representantes do município e também da Universidade Regional de Blumenau (FURB), entidade responsável pelo levantamento dos dados. O ato será às 16h e é aberto à participação da comunidade.


Conforme lembra o professor Ernani Tiaraju de Santa Helena, coordenador da pesquisa pela FURB, o projeto teve início em agosto de 2011. A primeira visita de pesquisadores brasileiros na Alemanha ocorreu em 2012. Em 2013 começou a adaptação da estrutura do Hospital Universitário da FURB que fica no Campus 5 para padronizar os procedimentos e executar iguais aos da Alemanha. 

Os trabalhos de campo iniciaram em 2 de julho de 2014. Foram, portanto, quatro anos de pesquisa que envolveram cerca de 15 professores de vários cursos da FURB, além de duas enfermeiras, supervisor de campo e 14 estagiários

Ao todo, foram examinadas 2.399 pessoas, todos moradores da cidade de Pomerode. A pesquisa tinha como objetivo traçar um perfil da saúde da população de Pomerode por meio de exames em seus habitantes e comparar com a população da Alemanha.

A pesquisa teve investimento da FAPESC, no valor de R$ 900 mil e da FURB mais de R$ 2 milhões.

Alguns resultados:

- 54,9% dos entrevistados avaliam sua saúde como boa ou muito boa 
- 34% procuraram estabelecimento de saúde nos últimos 30 dias (maioria no SUS) 
- 10% internaram pelo menos 1 vez no último ano 
- 78% consumiram medicamentos nos últimos 15 dias. 
(Em comparação com pesquisas nacionais, em Pomerode se usa mais os serviços de saúde, internam o dobro da média nacional e as pessoas tomam 20% mais medicamentos)

 Estilo de vida: 
- 10% fumam atualmente (na Alemanha 30%), mas relatam um consumo excessivo de álcool (pior entre os homens). A proporção de sedentários foi de 70% (Brasil 62% e Alemanha 50%) e se alimenta com muitos alimentos processados, refrigerantes, doces (mais que o dobro da média nacional).

- O que mostram os exames: 67% com excesso de peso, 39% com hipertensão arterial e 33% com risco de Aterosclerose.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Pomerode

Data: 03/07/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System