Festival Gastronômico de Pomerode começa nesta quarta-feira

O 14º Festival Gastronômico de Pomerode, evento consagrado que reúne restaurantes da cidade no Parque Municipal de Eventos, começa nesta quarta-feira, dia 4. No local, mais de 20 estabelecimentos vão servir pratos da cozinha alemã, com receitas criativas e originais. A programação segue até 15 de julho.

A inovação em pratos tradicionais foi o ponto de partida do evento, que traz como tema “A Nova Cozinha Alemã”. O desenvolvimento do cardápio levou meses e envolveu profissionais dos restaurantes e produtores de alimentos participantes. Além do cardápio, o Festival também dispõe de ampla carta de vinhos e cervejas regionais para harmonização.

Haverá ainda apresentações de chefs convidados – com destaque para a presença da vencedora da quarta temporada do MasterChef Brasil, Michele Crispim -, shows musicais, feira de artesanato, venda de pães e cucas assados em forno à lenha, chocolates finos e biscoitos.

O espaço gourmet da Mueller trará 11 chefs que vão preparar pratos da culinária contemporânea. O destaque é a presença de Michele Crispim, vencedora do MasterChef em 2017. Ela vai preparar um filé mignon suíno com crosta de especiarias alemãs, geleia agridoce de maçã e purê de batatas com raiz forte, no dia 7 de julho. Todos os visitantes do festival poderão acompanhar às apresentações de forma gratuita.

Confira a programação:

Horário: 19h
Dias 04, 05 e 06: Prof Mauricio Astigarraga
Dias 09 e 12: Prof Rafael Souza
Dias 11 e 13: Prof Magred Wippel

O primeiro dia de Festival já contará com uma apresentação da doceira Tânia Klotz, que ensinará a fazer biscoitos personalizados. A aula terá início às 21h desta quarta-feira, dia 4. Também haverá transmissão ao vivo pela página do Facebook.

Um dos restaurantes, por exemplo, oferece uma releitura do tradicional marreco assado, que vira recheio de Klössen (massa alemã parecida com nhoque), servido em cama de repolho roxo e purê de maçã. Outro traz a tilápia, peixe tradicional no Vale Europeu, grelhada com gergelim ao molho Witbier e raspas de laranja.

Os laticínios fabricados em Pomerode também fazem parte dos pratos desenvolvidos, como no queijo camembert empanado e frito, acompanhado de salada de folhas e flores comestíveis e molho de mostarda e mel, servido com pão artesanal integral.

Este ano o festival também terá pratos, sobremesas e sucos naturais para os visitantes com restrições alimentares. Quem prefere os pratos tradicionais da cozinha alemã não precisa se preocupar: Eisbein, Schnitzel e todos os outros clássicos continuam no cardápio.

Fonte: Evandro de Assis - O Município Blumenau

Foto: Reprodução - Associação Visite Pomerode

Data: 04/07/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System