Foto: Divulgação

Case turístico de Pomerode é destaque em congresso internacional, no Chile

O case turístico da Rota do Enxaimel, em Pomerode, foi apresentado nesta quinta-feira (12) no congresso internacional da organização Green Destinations, em Punta Arenas, na Patagônia chilena. Vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel e presidente do Conselho Municipal de Turismo, o empresário Ivan Blumenschein foi convidado a relatar o desenvolvimento do turismo na área, que é um dos principais atrativos da cidade.

Blumenschein contou sobre a relação do turismo com a preservação do patrimônio histórico, cultural e natural da localidade, e com o trabalho da associação, fundada em 2021. Em apenas três anos, o número anual de visitantes passou de 30 mil para cerca de 200 mil, gerando renda, novos empregos e auxiliando as famílias na conservação de casas históricas e manutenção da agricultura familiar.

Em março deste ano, a Rota do Enxaimel havia sido certificada pela Green Destinations como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo. O selo para o roteiro, que preserva 50 casas enxaimel e as características de um bairro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi na categoria Prata.

Em outubro, a Rota também foi incluída na lista das 100 melhores iniciativas de turismo sustentável do mundo (Top 100 Good Practice Stories), elaborada pela Green Destinations. O destino passou por uma avaliação rigorosa em que foram analisados 15 critérios essenciais de sustentabilidade.

A entrega do prêmio ocorreu no mesmo congresso, no Chile. Representou a Rota do Enxaimel a tesoureira da entidade, Lu Oliveira.

Green Destinations

Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável.

Rolar para cima