Parque Vila Encantada, em Pomerode, promove a inclusão de pessoas neurodivergentes em atividades e brincadeiras. Foto: Divulgação - Vila Encantada

Dia Mundial do Autismo: por que um parque de eventos em SC estão criando “salas do silêncio”

Será inaugurada na próxima quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a primeira Sala do Silêncio em um parque temático de Santa Catarina. O espaço, no Parque de Experiências Vila Encantada, em Pomerode (SC), procura aprimorar o atendimento de pessoas neurodivergentes, que podem necessitar de um ambiente de baixa estimulação sensorial. A medida é parte de uma série de investimentos da área de lazer em prol da inclusão. Eventos como a Osterfest e a Festa Pomerana também ofereceram salas do silêncio em 2025.

A Sala do Silêncio do Parque dos Dinossauros de Pomerode está protegida de ruídos, tem móveis confortáveis, decoração em cores frias e brinquedos. O objetivo dela é oferecer às famílias de crianças autistas um espaço de acolhimento em situações de estresse ou de crise. Os pais ou acompanhantes é que decidem quando precisam do espaço.

A atmosfera da sala se conecta com a natureza, em harmonia com o tema do parque, e preza pelo conforto. O piso possui um tatame em EVA macio. Há um grande pufe e um sofá para acomodar os visitantes. Na estante, cestos de tecido armazenam brinquedos que auxiliam na regulação emocional. A iluminação é suave, ideal para crianças com fotossensibilidade, e permite regular a intensidade de acordo com a necessidade de cada um.

Para garantir um ambiente tranquilo e controlado, a sala não está aberta à visitação. Apenas famílias de crianças autistas têm acesso, por meio de uma fechadura eletrônica na porta. Diferente das demais áreas do parque, a Sala do Silêncio não é um espaço de brincadeiras, mas um refúgio para a calma, permitindo que a criança aproveite ao máximo a experiência na Vila Encantada.

— Participar desse projeto foi extremamente gratificante para mim. Sou tia de um menino autista e conheço de perto suas necessidades, o que me permitiu contribuir de forma ainda mais significativa para a criação desse espaço — analisa a arquiteta Petra Selke.

Em outra ação alusiva ao Dia de Conscientização do Autismo, uma parceria com a indústria Kyly, de Pomerode, vai permitir que 75 famílias de autistas se divirtam sem pagar ingresso no parque nesta semana. Foram distribuídas 150 entradas.

Treinamento constante

Na Vila Encantada, as crianças neurodivergentes recebem um colar na entrada para que recebam o atendimento adequado durante as atividades e brincadeiras. O parque conquistou a certificação de Empresa Amiga do Autista e investe na atualização constante dos colaboradores para que se antecipem às necessidades das famílias.

— Além de equipamentos, temos nos concentrado na sensibilidade atitudinal, ou seja, nas atitudes que a equipe toma para que o parque se torne mais acessível — explica o paleontólogo e educador ambiental Cezar Augusto dos Santos.

Abafador de ruídos

Além da Sala do Silêncio, a Vila Encantada fornece abafadores de ruídos a pessoas com hipersensibilidade auditiva. Eles oferecem maior conforto e tranquilidade tanto para a criança que está brincando quanto para o adulto acompanhante. Os equipamentos devem ser solicitados logo na entrada, junto à bilheteria.

Em 2023, o parque de Pomerode já havia sido pioneiro no uso de um aplicativo para ampliar a acessibilidade das atrações. Ao acessar o programa no celular, o visitante encontra informações em Libras, audiodescrição de imagens, contrastes de cores seguindo os princípios do desenho universal e recursos para ampliar a compreensão dos espaços de lazer.

O empreendimento também é referência nacional em sustentabilidade. Em 2024, a Vila Encantada tornou-se o primeiro parque do país a obter o selo internacional Good Travel Seal, concedido pela organização holandesa Green Destinations. A certificação, na categoria Ouro, reconhece práticas sustentáveis no turismo.

Parque Vila Encantada

Conhecido pelas gigantescas réplicas da Vila dos Dinossauros, o Parque de Experiências Vila Encantada convida pais e filhos a brincarem juntos, de pés descalços e em contato com a natureza, promovendo experiências educativas e divertidas. A temática jurássica serve como pano de fundo para as crianças desafiarem equilíbrio e coordenação em brincadeiras ao ar livre.

A área de lazer tem o maior circuito aéreo de aventuras do Brasil, oficinas, brincadeiras e muitas outras atrações. O ingresso dá direito a todas as atrações, sem filas e nem limite de tempo para brincar — observado o horário de atendimento. Saiba mais sobre o parque em www.vilaencantada.com.br

Por ASCOM – Vila Encantada

Rolar para cima