O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), está finalizando os detalhes para a inauguração da tão aguardada iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, que será realizada no próximo domingo, 15, às 20h. A estrutura está há mais de 10 anos sem receber iluminação. Hoje a Ponte é iluminada apenas para sinalização de trânsito de veículos, pedestres e ciclistas na ponte.
“A gente investiu em tecnologia de ponta pra embelezar ainda mais a Ponte Hercílio Luz e entregar o cartão postal que o morador e o turista merecem. Não tenho dúvida que a iluminação cênica vai reforçar a importância histórica desse monumento”, destacou o governador.
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, explica que a nova iluminação cênica é resultado de investimentos de mais de R$ 9 milhões do Governo de Santa Catarina. “Instalamos o que há de mais moderno na Hercílio Luz, tudo com tecnologia que permite as mais variadas combinações de cores, inclusive deixar a ponte iluminada de forma temática como agora nesta época de Natal ou no Outubro Rosa”, exemplificou Comper, salientando que a nova iluminação será operada pela Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade.
A iluminação cênica será acionada todas as noites a partir do dia 15. As cores temáticas serão definidas a partir de um planejamento mensal que será feita pela área técnica da Superintendência de Obras Civis (SOC) da SIE.
Detalhamento do Projeto
A iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, que está em execução, contará com:
- 1.300 luminárias LED RGB (red/green/blue) divididos em dois modelos diferentes, sendo instaladas por toda a ponte. Essas luminárias destacarão o contorno da ponte, popularmente chamado “silhueta” ou “sorriso”. Essa etapa ainda não está operacional;
- 124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres. Esses equipamentos realçarão as torres e estão parcialmente operacionais;
- 5.500 pontos LED RGB distribuídos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres, tanto na lateral norte quanto na lateral sul. Esses pontos irão destacar elementos estruturais da ponte e estão parcialmente operacionais.
Serão testados os pontos LED da face norte (aproximadamente 2000) e 56 projetores instalados nas duas torres. Será possível visualizar a iluminação na lateral norte da ponte. O objetivo dos testes é duplo: verificar o resultado parcial da iluminação no monumento; testar o sistema de controle que permite configurar os equipamentos de iluminação.
Por ASCOM | SIE