Teve início nesta segunda-feira, 7 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação ocorre simultaneamente em todo o território nacional, com foco na imunização dos grupos prioritários. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo.
Fazem parte dos grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança, das Forças Armadas e de salvamento, além de caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e indivíduos ligados ao sistema prisional — incluindo funcionários e a população privada de liberdade, com destaque para adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos em medidas socioeducativas.
Em Pomerode, a vacina contra a Influenza está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família, com exceção da unidade Alwin Klotz. A Secretaria de Saúde orienta que os usuários procurem a unidade de referência do seu bairro para a aplicação da dose.
As unidades do Ribeirão Areia (USF Rosita Zimmer) e do Ribeirão Clara (USF Benedickt Wolleck) realizam atendimentos em horário estendido, das 7h às 19h30min. Nas demais unidades, a vacinação ocorre nos períodos das 7h às 11h45min e das 13h às 15h45min.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Pomerode, o município recebeu inicialmente 980 doses da vacina, encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Novas remessas estão previstas para os próximos dias, conforme informações repassadas pelo órgão.